FOTO: Divulgação/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar deu início ao processo de matrículas da Educação de Jovens e Adultos (EJA). De 10 a 16 de julho, está aberto o período de matrículas 2025/2 da EJA – Ensino Fundamental e Médio. O calendário compreende o período de rematrículas, transferência por reordenamento, transferência para alunos com e sem deficiência e matrícula de novos alunos na capital e em todo o interior do estado.
Conforme a gerente de matrículas da Secretaria de Educação, Irlanda Araújo, os estudantes ou responsáveis devem estar atentos aos prazos para que não ocorra a perda da vaga durante este período.
“Todas as escolas da rede estadual, tanto na capital quanto no interior, estão aptas a realizar esse atendimento, apesar da modalidade de ensino ser específica da EJA. Ou seja, ele não precisa ir a uma escola que oferece EJA, ele pode ir em qualquer uma”, completou a gerente.
Rematrícula e reordenamento
Dividindo-se em etapas no calendário, a primeira é o período de rematrículas e transferência por reordenamento, que acontece nos dias 10 e 11 de julho. A rematrícula é feita de maneira automática por meio do Rematric para todos os alunos da rede estadual, garantindo a continuidade de estudos para o semestre seguinte.
Já a transferência por reordenamento é feita de maneira exclusivamente presencial, caso a escola de origem não possua a etapa seguinte desejada pelo estudante, garantindo assim a continuidade de estudo em outra escola da rede estadual. O aluno ou responsável deve comparecer à escola munido da documentação necessária para a matrícula na instituição.
Para o reordenamento, a escola de origem realiza o encaminhamento via Sigeam, nesta quinta-feira (10/07) e no dia 11/07, os alunos ou responsáveis comparecem de maneira presencial em uma unidade de ensino para a confirmação do reordenamento.
Transferência e matrícula
A segunda etapa é voltada para a transferência de estudantes com ou sem deficiência. O atendimento para ambas as categorias é de acordo com à disponibilidade de vaga na escola pretendida de forma presencial em todas as escolas ou de forma virtual por meio do site https://www.matriculas.am.gov.br .
Garantido pela Lei da Pessoa com Deficiência (nº 13.146/2015), os estudantes dessa categoria possuem prioridade de atendimento no período de transferência realizado no dia 14 de julho. Já para os estudantes sem deficiência, o período de transferência ocorre nos dias 15 e 16 de julho.
Novos alunos
A terceira etapa é para os novos estudantes que desejam fazer matrícula e ingressar na rede estadual de ensino. O período para a matrícula ocorre nos dias 15 e 16 de julho, de maneira presencial ou on-line por meio do site de matrículas.
A reserva de vaga terá validade de três dias úteis. Após este período, a validade é perdida e deverá ser solicitada nova reserva. Só será considerada a matrícula quando o pai ou responsável legal do aluno menor, e o estudante maior de 18 anos, comparecer à escola onde reservou a vaga com a documentação comprobatória.
Dúvidas e/ou informações podem ser consultadas no site de matrículas ou nas escolas da rede estadual.