Abusca por melhores índices educacionais ganhou um impulso significativo no sábado (5), no município de Machadinho d’Oeste. A cidade se transformou no palco do Projeto Pedagógico “Pedalando Rumo à Proficiência”, idealizado pela E.E.E.F.M. Alberto Nepomuceno. O passeio ciclístico reuniu aproximadamente 350 participantes, entre alunos, professores, servidores e a comunidade escolar das escolas estaduais: Alberto Nepomuceno; Joaquim Pereira da Rocha; Professora Maria Conceição de Souza; e CEEJA Paulo Freire.
O projeto pedagógico contou com o apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Superintendência Regional de Educação (SRE) de Machadinho d’Oeste, e teve como objetivo mobilizar a comunidade para a importância da Busca Ativa Escolar e do bom desempenho nas avaliações externas Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Rondônia (Saero), que acontecerão ainda este ano.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, as avaliações são pilares para a gestão democrática e eficiente da educação no estado. “As ferramentas impulsionam a qualidade do ensino, promovem a equidade e contribuem para a formação de cidadãos mais preparados para os desafios do futuro”, evidenciou.
Segundo a superintendente de Machadinho d’Oeste, Edileuza Almeida de Oliveira, mais do que um simples passeio, o “Pedalando Rumo à Proficiência” surgiu como uma estratégia lúdica e integradora para despertar o senso de pertencimento e a responsabilidade coletiva em relação ao desempenho educacional, além de promover a saúde e o bem-estar dos participantes. “Esta mobilização para as avaliações externas é fundamental para garantir o engajamento dos estudantes e o reconhecimento da relevância desses instrumentos para o diagnóstico e aprimoramento do ensino-aprendizagem”, destacou.
Ao final do percurso, a Escola Alberto Nepomuceno realizou o sorteio de uma bicicleta entre os alunos participantes. Houveram também sorteios para os servidores, incentivando a participação de todos e reforçando a união da comunidade em prol da educação.
PREPARAÇÃO SAEB e SAERO
As unidades escolares da jurisdição de Machadinho d’Oeste estão concentrando esforços significativos na busca por melhores índices de participação e bom desempenho dos estudantes nas avaliações externas Saeb e Saero.
Dentre as ações em andamento, destacam-se:
ESTRATÉGIAS INOVADORAS
De acordo com a secretária de estado da Educação, Ana Lúcia Pacini, a Superintendência Regional de Educação, por meio de sua Coordenadoria Pedagógica, vem realizando um assessoramento contínuo junto às unidades escolares para colaborar com o alcance das metas projetadas. “Um dos focos é a Busca Ativa Escolar, identificando e buscando ativamente os alunos infrequentes, oferecendo-lhes suporte para seu retorno às salas de aula”, explicou.
Conforme a secretária da Seduc, além de orientar e acompanhar a execução dos projetos e programas educacionais, a Superintendência possui um Plano de Ação específico e o inovador, projeto Madrinha e Padrinho Saero e Saeb. “Este projeto objetiva o acompanhamento das ações educacionais e a parceria junto às unidades escolares, unindo forças em prol da melhoria dos resultados nas avaliações externas”, evidenciou.
Dentre algumas ações realizadas pelos padrinhos Saero e Saeb, destacam-se momentos de encontros com professores de Língua Portuguesa e Matemática, reuniões com equipes gestoras e palestras motivacionais junto aos estudantes.
AULÃO PREPARATÓRIO
Com um olhar voltado para o futuro próximo, a Superintendência estará realizando nesta quarta-feira (9) e quinta-feira (10), em parceria com a Superintendência de Buritis, um aulão preparatório para os alunos dos 9º anos do ensino fundamental, e 2º e 3º anos do ensino médio.
A secretária da Seduc destacou que as ações desenvolvidas até o momento e as que estão por vim tanto pelas unidades escolares quanto pela Superintendência, objetivam o alcance das metas projetadas. “O foco central é a qualidade de ensino e aprendizagem, e consequentemente, a elevação da proficiência nos componentes de Língua Portuguesa e Matemática.”
Fonte
Texto: Elaine Santos
Fotos: Edileuza Oliveira
Secom - Governo de Rondônia