Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Governo realiza vistorias técnicas em imóveis públicos em Tarauacá e Cruzeiro do Sul

Com objetivo de promover o uso adequado e a valorização do patrimônio público, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Administração...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Acre
03/07/2025 às 11h32
Governo realiza vistorias técnicas em imóveis públicos em Tarauacá e Cruzeiro do Sul
Foto: Reprodução/Secom Acre

Com objetivo de promover o uso adequado e a valorização do patrimônio público, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Administração (Sead), realizou, em junho, uma série de vistorias técnicas em imóveis localizados em Tarauacá e Cruzeiro do Sul.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

“As atividades foram conduzidas pelas equipes de Engenharia, Avaliação do Patrimônio Imobiliário e Gestão de Bens Imobiliários, como parte das ações previstas no planejamento estratégico da Sead, que envolvem desde a regularização de terras até o ordenamento urbano e a melhoria da estrutura dos imóveis públicos estaduais”, destacou Gleilce Araújo, da Diretoria de Patrimônio.

Em Tarauacá, a equipe realizou vistoria em uma área de mais de 770 mil m², situada na BR-364, região da Estrada da Colonacre, registrada sob a matrícula nº 924. Parte do terreno já é ocupada pelo campus do Instituto Federal do Acre (Ifac).

Área estratégica em Tarauacá pode receber escola e projeto urbanístico. Foto: cedida
Área estratégica em Tarauacá pode receber escola e projeto urbanístico. Foto: cedida

O local é alvo de propostas para instalação de uma unidade da Secretaria de Educação e de um projeto urbanístico em parceria com a prefeitura municipal. Na ocasião, os técnicos realizaram reconhecimento físico e coleta de dados para avaliações e definição de destinação do imóvel.

Continua após a publicidade
Anúncio

Nove imóveis são vistoriados em Cruzeiro do Sul

Em Cruzeiro do Sul, as vistorias técnicas abrangeram nove imóveis de interesse institucional. Entre os principais pontos avaliados, estão:

  • Quiosque 01 do Parque da Mâncio Lima – Em processo de reintegração de posse, o espaço passou por avaliação física e ocupacional. Os móveis foram retirados e a equipe elaborou relatório para regularização e laudo de avaliação para futura locação.
  • Antiga Fábrica de Biscoitos – Localizada na Estrada Santa Luzia, atualmente ocupada por uma cooperativa, a vistoria teve caráter investigativo, para orientar futuras decisões quanto ao uso do imóvel.
  • Imóvel compartilhado por Semulher e Cras – Situado na Rua Rui Barbosa, nº 226, o imóvel abriga a Secretaria de Estado da Mulher (Semulher) e o Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Futuramente, o espaço poderá abrigar também a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH).
  • Unidade da Diretoria de Perícia Técnico-Científica – O local passou por levantamento das condições físicas e levantamento fotográfico para identificação de melhorias necessárias.
  • Área para o Programa Minha Casa Minha Vida – Imóvel avaliado por seu potencial para habitação popular. Apesar de desafios como vegetação densa e topografia irregular, o terreno apresenta oportunidade para estudos ambientais e urbanísticos.
  • Área do futuro campus da Universidade Federal do Acre (Ufac) – Técnicos registraram o estado atual do espaço, reservado para implantação do campus avançado da instituição.
  • Terreno para construção do Laboratório de Fronteira do Juruá – Localizado na Rua Félix Gaspar, no bairro Copacabana, o imóvel possui 1.600 m². Apesar de algumas limitações, sua localização central e a infraestrutura consolidada tornam o terreno estratégico e atrativo para projetos da Secretaria de Educação.

Além das vistorias nos imóveis, a equipe técnica realizou fiscalização no Parque da Avenida Mâncio Lima, com foco na ocupação de futuros quiosques.

Ações visam valorização, regularização e melhor aproveitamento do patrimônio do Estado. Foto: cedida
Ações visam valorização, regularização e melhor aproveitamento do patrimônio do Estado. Foto: cedida

“As vistorias contribuem para uma administração patrimonial mais organizada, orientando decisões sobre regularização, ocupação e aproveitamento dos imóveis públicos pelos órgãos estaduais. As informações coletadas permitem adotar medidas que ampliam a infraestrutura do Estado e promovem o uso racional dos recursos, com foco na melhoria dos serviços prestados à população acreana”, explicou a secretária adjunta de Gestão Administrativa, Keuly Costa.

The post Governo realiza vistorias técnicas em imóveis públicos em Tarauacá e Cruzeiro do Sul appeared first on Noticias do Acre .

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários