Equipamentos obrigatórios em perfeito estado, como faróis, freios, buzina e pneus, são fundamentais para motociclistas evitarem acidentes. Com o clima atípico para Cuiabá, frio e garoa fina pela manhã e no começo da noite, outros fatores entram em cena para garantir a segurança ao pilotar. Na semana passada, devido à chuva e ao clima ameno, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) deu apoio, em um único dia, a 16 situações de trânsito envolvendo motos, especialmente quedas.
Preocupada com o cenário, a vice-prefeita e secretária da Semob, coronel Vânia Rosa, reforçou a importância de os motociclistas redobrarem a atenção, principalmente porque o clima frio deverá persistir nos próximos dias, com tendência de garoa fina na madrugada, deixando a pista molhada, como já foi notado nesta segunda-feira (30).
“Com as chuvas leves e a presença de poeira e óleo na pista, o asfalto se torna ainda mais escorregadio, vira um sabão. Pedimos que os motociclistas tenham muito mais cuidado. Os acidentes aumentam significativamente a demanda de atendimentos, tanto para a mobilidade urbana quanto para os serviços de saúde. Estamos falando de vidas, então orientamos que os motociclistas reduzam a velocidade em pista molhada e aumentem a distância de frenagem, pois, caso precisem, isso ajudará a parar sem colidir ou cair”, alertou.
Outras dicas devem ser consideradas, entre elas: evitar manobras bruscas (isso vale para qualquer situação), usar capa de chuva apropriada — roupas inadequadas podem atrapalhar os movimentos.
Ajustar os espelhos retrovisores também é muito importante: funcionam como olhos para o piloto. O capacete deve estar bem ajustado, com viseira. Durante o dia, as viseiras podem até ser escuras, mas à noite devem ser translúcidas.
O supervisor de Educação para o Trânsito, Marcus Garé, destacou outros itens para segurança. “Mantenha a velocidade compatível com a via e, se possível, até diminua. Sinalize a intenção de mudar de faixa ou virar, usando as setas ou até mesmo gestos com o braço, para que o motorista ao lado veja o que você vai fazer”, frisou.
Outra dica importante é evitar o ponto cego no trânsito. Como saber onde está o ponto cego? Segundo Garé, “é só olhar no retrovisor do motorista à frente; se conseguir ver o rosto dele, ele também estará te vendo. Isso indica que você não está em ponto cego”.
Além dessas, jamais ultrapasse pela direita e use calçados adequados, que se prendam aos pés e sejam fechados, para maior proteção do próprio condutor. E não transporte cargas ou pessoas fora do limite da moto.
Devido às obras, é necessário ficar atento a obstáculos na via, como buracos, óleo na pista, areia e depressões. “Depressões estão causando acidentes em Cuiabá. Devido a essas ondulações, é preciso maior cuidado ao mudar de faixa quando se visualizar alguma depressão”, explicou Garé.
Por fim, a coronel Vânia Rosa pediu paciência à população e garantiu que os transtornos são temporários. “Sabemos que é um momento difícil, mas é necessário para que possamos colher os benefícios em breve. Com zelo, critério e colaboração de todos, nossa cidade ficará cada vez melhor”, concluiu.