Uma operação integrada das forças de segurança de Rondônia resultou na maior apreensão de drogas do ano no estado. No dia 29 de junho, uma carreta transportando mais de 6 toneladas de entorpecentes foi interceptada no distrito de São Domingos, no município de Costa Marques. A ação foi realizada por policiais do 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) e 11º BPM, com o apoio da Polícia Civil do Estado de Rondônia (PCRO), Exército Brasileiro, Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO) e da Polícia Técnico-Científica (Politec).
Durante a ação, dois indivíduos foram presos em flagrante e autuados pelo crime de tráfico de entorpecentes. A carga ilícita, com destino ao estado de São Paulo, tem valor estimado em R$ 30 milhões. Até o momento, não há indícios de que a droga tenha origem internacional. As investigações continuam para identificar a origem da droga e possíveis conexões com outras quadrilhas envolvidas no tráfico interestadual.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou o comprometimento do estado com o enfrentamento ao crime organizado e parabenizou as forças de segurança pela atuação integrada. “Essa apreensão histórica é resultado de um trabalho coordenado, técnico e eficiente das nossas forças de segurança. O governo de Rondônia tem investido continuamente em inteligência, equipamentos e integração das instituições para combater o tráfico e proteger a população.”
O entorpecente estava escondido em um sistema elaborado de tubos com 50 cm de diâmetro, embutidos na estrutura da carreta. Para acessar o compartimento oculto, foi necessária a atuação técnica do Corpo de Bombeiros Militar.
O titular da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Felipe Vital, destacou o trabalho conjunto das forças de segurança. “Essa apreensão é resultado da integração das instituições e da confiança da população nas nossas forças de segurança. O tráfico de drogas é um dos principais financiadores da criminalidade, e essa operação representa um grande golpe contra essas organizações.”
As forças de segurança ressaltam que a colaboração da sociedade é essencial no combate ao tráfico de drogas. Os canais de denúncia, 197 da Policia Civil e 190 da Policia Militar, são ferramentas sigilosas eficazes na repressão ao crime organizado.
Fonte
Texto: Gerlen Oliveira
Fotos: Guilherme Ribeiro
Secom - Governo de Rondônia