Com um investimento robusto e estratégico na segurança pública, o governo de Rondônia reafirmou o compromisso com a proteção da população e, especialmente, das mulheres. Em cerimônia realizada na segunda-feira (30), no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho, foram entregues viaturas, equipamentos e materiais tecnológicos às forças de segurança do estado. O evento também marcou o lançamento do Plano Estadual de Combate à Violência Contra a Mulher, que estabelece diretrizes integradas para os próximos dez anos.
O investimento total soma R$ 16.838.325,08 milhões, provenientes do Fundo Estadual de Segurança Pública, com recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública e do Plano Amazônia Segurança e Soberania (Amas). A iniciativa impulsiona um novo ciclo de modernização e fortalecimento da estrutura operacional das forças policiais, com atenção especial às políticas públicas voltadas à proteção da mulher.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, enfatizou a importância da ação como motor para a transformação na segurança pública. “Os investimentos tem como foco a modernização, eficiência e, sobretudo, na proteção da mulher. Equipar nossas forças de segurança fortalece a atuação dos profissionais com as condições necessárias para agir com rapidez, inteligência e sensibilidade.”
EQUIPAMENTOS ENTREGUES
COMBATE A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
O Plano Estadual de Combate à Violência Contra a Mulher, elaborado pela Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), tem como objetivo enfrentar todas as formas de violência física, psicológica, sexual, patrimonial e moral por meio de ações articuladas entre segurança pública e assistência social, alinhadas ao Plano Estadual de Metas da Secretaria de Estado da Mulher, da Família, da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas).
A execução do plano será monitorada pelo Conselho Estadual de Segurança Pública, com revisões a cada dois anos para garantir efetividade.
O secretário de Segurança, Defesa e Cidadania, Felipe Vital, reforçou a relevância dos investimentos na ampliação da capacidade operacional das forças de segurança. “Cada equipamento entregue, cada viatura incorporada e cada política implementada são ferramentas concretas no combate à criminalidade e na proteção da mulher. Este investimento é mais que cifras, é o reflexo da responsabilidade do estado em proteger a vida e garantir justiça social”, destacou.
Fonte
Texto: Gerlen Oliveira
Fotos: Israel Pires e Arthur Amaral
Secom - Governo de Rondônia