A5ª Semana Estadual de Políticas Sobre Drogas foi encerrada com uma grande mobilização em todo o estado de Rondônia. As ações, executadas entre os dias 23 e 27 de junho, contemplaram rodas de conversa, palestras e teatro realizadas através de parcerias, entre elas com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) que levou atividades educativas para a programação. O movimento foi idealizado pelo Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas (Conepod).
Durante o período, o Detran-RO intensificou as ações educativas nas escolas, reforçando sobre o perigo de associar álcool e direção, uma mistura perigosa e que pode ser fatal. Além disso, dirigir sob influência de outras substâncias psicoativas também é considerado crime de trânsito.
MUNICÍPIOS CONTEMPLADOS
O Detran-RO levou as ações para vários municípios do estado como Ariquemes, Jaru, Ouro Preto do Oeste, Ji-Paraná, Costa Marques (São Miguel, São Domingos), Seringueiras, Alta Floresta d’Oeste, Rolim de Moura, Vilhena, Cacoal, Alvorada do Oeste e Guajará-Mirim.
Segundo o diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, participar de programações que previnem o uso de álcool e drogas é muito importante, pois é uma oportunidade de levar informações importantes sobre a legislação de trânsito. “Dirigir sob efeito de psicotrópicos ou álcool, além de perigoso, pode ser considerado um crime de trânsito. Nossa missão é orientar o condutor sobre os riscos dessa prática. É preciso união de todos no propósito de salvar vidas”, destacou.
ENCERRAMENTO
O encerramento da 5ª Semana Estadual de Políticas Sobre Drogas aconteceu na sexta-feira (27), na Praça Ceu, Zona Leste de Porto Velho, onde o Detran-RO se fez presente educando no trânsito e combatendo as drogas. Também houve apresentações teatrais e sorteio de brindes para a comunidade. O evento contou com a presença de autoridades civis e militares.
Fonte
Texto: Geovani Berno
Fotos: Geovani Berno
Secom - Governo de Rondônia