Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Rondônia promove VI Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente com foco em justiça climática

Ogoverno de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em colaboração com o Ministério da Educação (MEC), o Ministério do Meio...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Rondônia
27/06/2025 às 09h54
Rondônia promove VI Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente com foco em justiça climática
Foto: Reprodução/Secom Rondônia

Ogoverno de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em colaboração com o Ministério da Educação (MEC), o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), reforça o convite à todas as escolas com turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental a participarem da VI Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CEIJMA). O objetivo é fomentar o diálogo e a ação diante dos desafios socioambientais contemporâneos, com foco na justiça climática e no protagonismo estudantil.

Com o tema “Vamos Transformar Rondônia com Educação e Justiça Climática”, a VI CEIJMA propõe um processo pedagógico, formativo e participativo de Educação Ambiental, que visa engajar estudantes de 11 a 14 anos, profissionais da educação e comunidades escolares. A Conferência busca promover reflexões e ações transformadoras nas escolas e em seus territórios. A iniciativa visa capacitar a juventude na identificação de situações de injustiça climática e na construção de alternativas sustentáveis, éticas e inclusivas, alinhadas aos princípios da equidade e da participação democrática.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a participação dos estudantes na temática do meio ambiente fortalece a educação ambiental e capacita a juventude a ser agente de mudança e construir um futuro mais sustentável. “Com esse conjunto de ações, Rondônia reafirma seu compromisso com a educação ambiental, a participação infantojuvenil e a construção de soluções sustentáveis a partir do protagonismo estudantil, das escolas e comunidades locais”, evidenciou.

Segundo a gerente de Temas Contemporâneos Transversais (GTCT/CMDE/DGE) e coordenadora da Conferência em Rondônia, Pura Moreno Domingues, as conferências escolares na rede pública estão em andamento, com prazo final até 30 de junho. O registro das escolas no formulário eletrônico do site da CNIJMA poderá ser feito até 5 de julho. “A programação é ampla e vasta e começou ainda em setembro de 2024. Quando os estudantes são envolvidos ativamente em questões ambientais, eles desenvolvem uma consciência crítica e responsável em relação ao meio ambiente. Essa participação vai além da teoria em sala de aula, permitindo que eles compreendam os problemas ambientais de forma concreta e, mais importante, sintam-se parte da solução, transformando-os em cidadãos mais conscientes e engajados com o bem-estar de suas comunidades”, disse.

EIXOS TEMÁTICOS

Continua após a publicidade
Anúncio
Desde 2024, Rondônia tem realizado uma série de ações para garantir a ampla participação das escolas
Desde 2024, Rondônia tem realizado uma série de ações para garantir a ampla participação das escolas

A Conferência é desenvolvida a partir de três eixos fundamentais:

  • Territórios Saudáveis: foca na promoção da saúde e bem-estar, com acesso equitativo a recursos básicos como água, ar puro, saneamento e energia limpa.
  • Territórios que Protegem: aborda a prevenção de riscos e desastres ambientais, destacando a resiliência, a defesa civil e os saberes tradicionais.
  • Territórios de Paz e Sustentabilidade: promove a inclusão, o respeito às diversidades e o combate a todas as formas de preconceito, além da construção de ambientes escolares mais acolhedores e conscientes.

PRINCÍPIOS

  • Jovem educa jovem: o processo educacional parte das experiências da juventude, com os mais velhos auxiliando os mais novos.
  • Jovem escolhe jovem: a representação democrática é feita pela escolha dos próprios estudantes.
  • Uma geração aprende com a outra: o diálogo intergeracional é fundamental para o acúmulo de conhecimentos, acolhendo noções de inclusão, diversidade e equidade.

A coordenadora da Conferência em Rondônia observou que a participação estudantil em ações ambientais não se restringe aos muros da escola. “Ao aplicar o conhecimento e a consciência ambiental adquiridos em suas comunidades, os estudantes geram um impacto positivo direto. Exemplos incluem a implementação de hortas escolares que podem servir como modelos para hortas comunitárias, campanhas de reciclagem, mutirões de limpeza, reflorestamento, monitoramento de nascente de rios, conscientização sobre o uso da água e energia, e a defesa da biodiversidade local. Essas ações, muitas vezes simples, podem catalisar grandes transformações ao demonstrar que a mudança é possível e que cada um tem um papel fundamental”, explicou.

PROCESSO CONFERENCIAL

O processo da Conferência se desdobra em diversas etapas
O processo da Conferência se desdobra em diversas etapas

O processo da Conferência se desdobra em diversas etapas:

  • Conferência na Escola: até 30 de junho (registro até 5 de julho), é a principal etapa de mobilização e escolha de propostas.
  • Conferências Municipais/Regionais (opcionais): aprofundamento das ações entre escolas de uma mesma localidade.
  • Conferência Estadual: será realizada nos dias 7 e 8 de agosto, em Porto Velho, com a escolha dos representantes de Rondônia.
  • Conferência Nacional: acontecerá de 6 a 11 de outubro, com vivências formativas e apresentação dos projetos de todo o Brasil.
  • Pós-Conferência: retomada local das ações com fortalecimento das Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola (Com-Vida).

MOBILIZAÇÃO EM RONDÔNIA

Desde 2024, Rondônia tem realizado uma série de ações para garantir a ampla participação das escolas:

  • Setembro/Outubro de 2024:mobilização em Brasília, com os Coordenadores Estaduais para a VI Conferência Nacional.
  • Novembro de 2024:reunião online com Fernanda Farias – ponto focal SECADI/MEC e todos os Superintendentes Regionais de Educação para mobilização.
  • Março de 2025:formação e publicação da Portaria da Comissão Organizadora Estadual (COE) e parceria da FURG (1 prof. pesquisador e 2 jovens tutores) que auxiliam as escolas.
  • Abril de 2025:reunião Deliberativa da COE para alinhamento das ações; Roda de Conversa online para a grande mobilização; Mobilização e formação in loco em 13 Superintendências Regionais de Educação e reunião online com 5 Superintendências. Após as orientações, as escolas iniciaram os debates internos, seguindo o Regulamento Estadual/Nacional e adaptando o tema para “Vamos Transformar Rondônia com Educação e Justiça Climática”.
  • Maio de 2025:reunião online com a Coordenadora Nacional Viviane/MEC/SECADI sobre a VI CNIJMA.
  • Junho de 2025:mobilização da coordenação/COE para o engajamento das conferências nas escolas, orientação para cadastro dos projetos na plataforma da conferência/MEC.

A secretária de Estado da Educação, Ana Lúcia Pacini, destacou que engajar os jovens na temática ambiental e capacitá-los a agir garante que as próximas gerações estarão mais preparadas para enfrentar os desafios socioambientais. Eles não apenas herdam um planeta com questões ambientais complexas, mas também a responsabilidade e as ferramentas para construir um futuro mais equitativo e sustentável. “O princípio de “Jovem educa jovem” exemplifica como essa troca de conhecimento e experiência entre diferentes idades e gerações é vital para a continuidade das ações e para um aprendizado contínuo. As 18 superintendências regionais de educação tem a missão de arregimentar as escolas, que por sua vez, estão engajadas motivando os estudantes de 11 a 14 anos a apresentarem seus projetos.”

Fonte
Texto: Elaine Santos
Fotos: Pura Morena
Secom - Governo de Rondônia

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários