Por trás de uma merenda escolar de qualidade há recursos bem aplicados e a valorização da agricultura familiar. Os municípios que mais investem na produção local impactam diretamente no aumento da arrecadação do ICMS. A afirmação é do presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Leonardo Bortolin, durante sua participação no Encontro Estadual do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), cuja abertura oficial ocorreu nesta quarta-feira (25), no Hotel Hits, em Várzea Grande.
Leonardo destacou a relevância da inclusão de alimentos da agricultura familiar nas refeições servidas nas escolas municipais. “Um evento como este debate pilares fundamentais. Se os municípios consumirem mais da produção local, aumentamos a arrecadação e fortalecemos a economia regional. Além disso, é uma questão de sobrevivência: para 54% das crianças da rede pública, a principal refeição do dia é feita dentro da escola”, pontuou.
O Encontro Mato-grossense do PNAE acontece nos dias 25 e 26 de junho, em Várzea Grande. O objetivo é promover a formação e atualização dos participantes quanto à execução, monitoramento e fiscalização das ações do programa. Estão presentes gestores públicos, nutricionistas, agricultores familiares, educadores, entre outros profissionais envolvidos na política de alimentação escolar.
Para o presidente do Conselho Estadual de Alimentação Escolar, Concélio Ribeiro Júnior, o principal objetivo do encontro é discutir melhorias nas refeições, no processo de fiscalização e no uso correto dos recursos federais. “O evento reúne gestores, nutricionistas, conselheiros e merendeiras para que possamos debater políticas públicas e aprimorar a qualidade da alimentação escolar. Convidamos palestrantes de diversas regiões do Brasil justamente para fortalecer essa discussão e capacitar os gestores para uma aplicação eficiente dos recursos”, afirmou.
A programação inclui palestras com representantes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), oficinas práticas, apresentação de experiências exitosas de municípios e debates sobre temas estratégicos. A técnica da AMM, Natascha de Carvalho, será uma das palestrantes, com o tema“AMM e o Diálogo pela Merenda de Qualidade”.
Em Mato Grosso, segundo dados da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SEAF), pelo menos 34,8% dos recursos do PNAE são destinados à compra direta de produtos da agricultura familiar, superando a meta mínima exigida pelo programa, que é de 30%.
O PNAE é um programa federal que repassa recursos para estados, municípios e o Distrito Federal, com o objetivo de garantir a alimentação escolar e promover ações de educação alimentar e nutricional.