Neste segundo dia do Seminário de Formação sobre a Plataforma Transferegov, técnicos das prefeituras participam de um treinamento prático sobre o sistema, que gerencia transferências voluntárias de recursos da União para estados e municípios. A capacitação é conduzida nesta terça-feira (24) por representantes da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz/MT), parceira da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) na realização do evento, que também conta com o apoio da Caixa Econômica Federal.
A analista administrativa da Sefaz, Keila Coimbra, uma das instrutoras do treinamento, destacou que os participantes farão acesso ao sistema para elaboração e envio das propostas na plataforma. Ela destacou a importância do planejamento para que todas as etapas sejam cumpridas de forma efetiva e resulte no repasse de recursos para os municípios. “O primeiro passo é buscar e pesquisar os programas disponíveis em todos os ministérios. Os programas estão no sistema e podem ser pleiteados se estiverem de acordo com a necessidade do município”, explicou.
A programação desta terça-feira também conta com a participação do multiplicador do Transferegov da Sefaz, André Cuiabano, e do coordenador da Rede de Parcerias, Vanderson Ferreira. A Sefaz é parceria da AMM na capacitação dos municípios para a operacionalização da plataforma. Conforme o cronograma da secretaria, são realizadas cerca de seis capacitações por ano com o objetivo de preparar as prefeituras e demais órgãos e entidades que pleiteiam os recursos federais por meio do sistema.
O seminário teve início nesta segunda-feira (23) com a participação de cerca de 80 representantes de prefeituras. O primeiro dia do treinamento foi conduzido por representantes da Caixa Econômica Federal que destacaram a importância do Gerente Municipal de Convênio (GMC) para assegurar recursos para os municípios.