O Seminário de Formação sobre a Plataforma Transferegov teve início nesta segunda-feira (23), na Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) com a participação de cerca de 80 representantes de prefeituras. A capacitação é realizada pela AMM em parceria com a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz/MT) e apoio da Caixa Econômica Federal. O Transferegov é a plataforma que gerencia transferências voluntárias de recursos da União para estados e municípios. Durante o treinamento, que segue até quinta-feira (26), os técnicos terão a oportunidade de participar de atividades práticas, incluindo oficinas monitoradas.
Na abertura do evento, o presidente da AMM, Leonardo Bortolin, destacou que é muito importante fortalecer a gestão de convênios dos municípios para assegurar parcerias, transferências voluntárias e repasse de recursos governamentais. “Agradecemos a parceria da Secretaria de Fazenda e da Caixa Econômica nessa capacitação, que visa preparar as novas equipes das prefeituras para o cadastramento de propostas, prestação de contas e outras ações na plataforma Transferegov”, assinalou.
Equipe técnica da AMM auxilia os técnicos dos municípios na captação de recursos federais, em todas as fases, desde o acompanhamento dos programas disponibilizados no sistema, cadastramento dos planos de trabalho, celebração e prestação de contas.
O coordenador da Rede de Parcerias e facilitador do Sistema Transferegov, Vanderson Ferreira, que integra a equipe da Secretaria de Estado de Fazenda, destacou que o objetivo é apresentar aos servidores um passo a passo, desde a elaboração do projeto, a inserção da proposta no sistema, passando por todo o processo de aprovação realizado pelos ministérios. “O treinamento será 100% prático do início até o final do processo dentro da plataforma. Percebemos que muitos municípios ainda têm dificuldade porque, embora o sistema não seja difícil, é complexo e às vezes acaba confundindo. O convênio, a parceria, o contrato de repasse envolve vária áreas e por isso o técnico precisa ter vários conhecimentos”, ponderou.
Este primeiro dia do treinamento foi conduzido por representantes da Caixa Econômica Federal que destacaram a importância do Gerente Municipal de Convênio (GMC) para assegurar recursos para os municípios. Entre as principais atribuições dos GMCs, servidores das prefeituras que acompanham e execução e prestação de contas de convênios federais e estaduais, está o de garantir que convênios e contratos evoluam dentro dos prazos.
Participaram também da abertura do evento a secretária adjunta da Sefaz, Luciana Rosa, o gerente de filial da Caixa Econômica, Marcos Cardoso Alves, a superintendente regional de governo da Caixa Econômica, Camile Fracasso, entre outros.