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Governo do Acre amplia presença internacional com estratégia de promoção de negócios em feiras da América do Sul

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict) e da Agência de Negócios do Acre (Anac), em parceria...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Acre
20/06/2025 às 09h52
Governo do Acre amplia presença internacional com estratégia de promoção de negócios em feiras da América do Sul
Foto: Reprodução/Secom Acre

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict) e da Agência de Negócios do Acre (Anac), em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac), o Fórum Empresarial de Desenvolvimento e Inovação do Acre, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Acre (Federacre), lançou uma agenda de promoção internacional dos negócios acreanos. A proposta visa ampliar a visibilidade dos produtos e serviços do estado em feiras internacionais estratégicas, gerando oportunidades reais de negócios para empresas locais.

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Proposta visa ampliar a visibilidade dos produtos e serviços do estado em feiras internacionais estratégicas. Foto: Cedida
Proposta visa ampliar a visibilidade dos produtos e serviços do estado em feiras internacionais estratégicas. Foto: Cedida

A estratégia, que chega à sua terceira edição consecutiva, está sendo ampliada em 2025 com a inclusão de mais uma importante feira no calendário: a Expocruz, na Bolívia. Essa expansão demonstra o amadurecimento da política de internacionalização conduzida pelo governo estadual e o fortalecimento da presença acreana em plataformas internacionais de negócios.

Duas grandes vitrines para os negócios do Acre

A primeira parada será em Lima, no Peru, onde é realizada de 24 a 26 de setembro a Expoalimentaria, considerada a maior feira de alimentos e bebidas da América Latina. Com mais de 700 expositores confirmados e cerca de 29 mil visitantes profissionais, incluindo 1.200 compradores internacionais, o evento é uma plataforma poderosa para conectar produtores, exportadores e compradores de diversos países. A feira abrange toda a cadeia de alimentos e bebidas, incluindo desde insumos agrícolas e tecnologia até produtos prontos para exportação, com destaque para a valorização da biodiversidade amazônica.

Secretário Assurbanípal Mesquita destacou o trabalho do governador Gladson Camelí em divulgar o Acre em outros países. Foto: Cedida
Secretário Assurbanípal Mesquita destacou o trabalho do governador Gladson Camelí em divulgar o Acre em outros países. Foto: Cedida

Na sequência, de 19 a 28 de setembro, será a vez da Expocruz, em Santa Cruz de la Sierra, Bolívia. Reconhecida como a maior feira multissetorial da América Latina, o evento movimenta tradicionalmente mais de 420 mil visitantes e reúne cerca de 1.758 empresas dos mais diversos setores, como agroindústria, tecnologia, automotivo, serviços, indústria e comércio. A rodada de negócios da Expocruz, por exemplo, chegou a registrar mais de 6 mil reuniões comerciais em apenas dois dias, com intenções de negócios superiores a US$ 76 milhões.

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Uma ação estratégica e colaborativa

A proposta do governo do Acre vai além da simples presença nas feiras. A ação é parte de uma estratégia estruturada de promoção comercial, posicionamento de marca e apoio à internacionalização das empresas locais. Os estandes institucionais funcionarão como vitrines para o portfólio de produtos acreanos, enquanto os empresários selecionados participarão de ações de capacitação em negociação internacional, além de receberem suporte para elaboração de material promocional, como vídeos, folders e perfis empresariais.

Proposta conta com a parcerias de diversas instituições. Foto: Cedida
Proposta conta com a parcerias de diversas instituições. Foto: Cedida

“O governador Gladson Camelí tem feito um trabalho consistente de promover o Acre em diversos lugares do mundo. Esta ação se soma a esse esforço, levando agora todo o nosso potencial produtivo, nossos produtos e serviços ao conhecimento de novos mercados”, destacou o secretário Assurbanípal Mesquita.

Estas feiras têm se mostrado fundamentais para conectar os empresários acreanos a novas oportunidades, ampliar redes de contato, fechar negócios e, principalmente, aprender como operar no comércio internacional. Ao participar desses ambientes, as empresas ganham conhecimento, visão de mercado e segurança para começar a atuar fora do país. Essa vivência tem inspirado empreendedores locais a pensar de forma mais estratégica e global, despertando o interesse pelo mercado internacional mesmo entre aqueles que nunca haviam considerado exportar.

A seleção das empresas que participarão dessa jornada será feita por meio de um chamamento público, a ser lançado pela Seict, em colaboração com as instituições parceiras.

Expoacre e integração regional

Além disso, a Expoacre 2025, que celebra seus 50 anos, contará com uma área internacional reformulada, reunindo delegações e empresários de países vizinhos, fortalecendo a integração regional e o intercâmbio comercial.

Segundo o presidente do Sindicato das Indústrias de Alimentos do Acre, José Luiz Felício, “a iniciativa é essencial para dar segurança e incentivo aos empresários que desejam ampliar seus mercados e gerar negócios além das fronteiras. A atuação conjunta entre governo, setor produtivo e entidades de apoio como o Sebrae reforça o compromisso com um desenvolvimento econômico mais dinâmico, competitivo e internacionalizado”.

Com esse movimento, o Acre dá mais um passo importante rumo à sua inserção em cadeias produtivas globais, mostrando que é possível, mesmo a partir da floresta, conquistar espaço no cenário internacional dos negócios.

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