Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Projeto de Lei em tramitação na ALMT propõe criação do Circuito Turístico da Região Oeste de Mato Grosso

Iniciativa é do deputado estadual Valmir Moretto (Republicanos), que defende o fortalecimento do turismo regional. A proposta foi apresentada em pl...

Redação
Por: Redação Fonte: Assembleia Legislativa - MT
18/06/2025 às 14h51
Projeto de Lei em tramitação na ALMT propõe criação do Circuito Turístico da Região Oeste de Mato Grosso
Foto: MARCOS LOPES/ALMT
Foto: Reprodução/Assembleia Legislativa - MT
Foto: Reprodução/Assembleia Legislativa - MT

Tramita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso o Projeto de Lei que institui o Circuito Estadual Turístico da Região Oeste do estado. A iniciativa é de autoria do deputado estadual Valmir Moretto (Republicanos), que representa a região no Parlamento estadual. O parlamentar apresentou a proposta nesta quarta-feira (18) e defendeu sua importância durante a sessão plenária. O projeto agora segue para tramitação nas comissões temáticas da Casa.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

 “Nós vamos buscar a aprovação deste projeto para a valorização de toda a nossa Região. Este circuito vem para trazer mais progresso para o Oeste do Estado, que é muito rico em belezas naturais e possui um enorme potencial turístico”, destacou Moretto.

 De acordo com a proposta, a iniciativa busca dar visibilidade, apoio institucional e estrutural aos municípios da Região Oeste, reconhecendo a vocação turística da localidade para segmentos como o ecoturismo, turismo de pesca esportiva, turismo de aventura, turismo histórico-cultural, turismo de base comunitária, turismo de negócios, além do Etnoturismo.

Entre os atrativos de destaque da região estão, o Pantanal Mato-grossense, considerado um dos biomas mais ricos em biodiversidade do mundo; A Serra Ricardo Franco, com destaque especial para o Cânion da Serra Ricardo Franco, em Vila Bela da Santíssima Trindade, um dos cenários mais impressionantes do turismo de natureza de Mato Grosso; A cidade histórica de Vila Bela da Santíssima Trindade, com seu relevante patrimônio cultural e manifestações tradicionais como o Congado.

Entram também neste Circuito, o Rio Guaporé, de grande importância para o turismo de pesca esportiva e navegação de lazer; O Parque Estadual da Serra de Ricardo Franco, com trilhas, cachoeiras e paisagens de grande beleza cênica; A Cascata de Irapuru, localizada no município de Nova Lacerda, uma queda d’água de rara beleza, com acesso natural e grande potencial para o turismo ecológico e de aventura; A Caverna do Jabuti, no município de Curvelândia, considerada a maior caverna de Mato Grosso, com formações geológicas únicas e grandes potenciais para o turismo espeleológico; dentre outras diversas cachoeiras, sítios arqueológicos, rios de águas cristalinas e manifestações culturais de valor imaterial, enriquecendo a diversidade de experiências turísticas oferecidas pela região.

 A Zona de Livre Comércio (Free Shop) recentemente instalada em Cáceres, que além de impulsionar o comércio regional, também se configura como um novo atrativo para o turismo de compras, ampliando o fluxo de visitantes à cidade.

 “Contem com o meu mandato para o desenvolvimento econômico da Região Oeste e do Estado de Mato Grosso”, pontuou Moretto.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários