Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Terminal portuário de Parintins recebe novos módulos flutuantes e reforça segurança para usuários durante o Festival Folclórico

Investimento de quase R$ 7 milhões do Governo Federal garante operação plena do porto, essencial para o abastecimento da cidade e a mobilidade dos ...

Redação
Por: Redação Fonte: Ministério dos Portos e Aeroportos
06/06/2025 às 07h59
Terminal portuário de Parintins recebe novos módulos flutuantes e reforça segurança para usuários durante o Festival Folclórico
Instalação Portuária Pública de Pequeno Porte (IP4) - Foto: DNIT

A Instalação Portuária Pública de Pequeno Porte (IP4) de Parintins, no Amazonas, a 370 km de Manaus, passa por uma importante modernização com a substituição de dois módulos flutuantes intermediários. A iniciativa reforça a segurança e a eficiência das operações portuárias no período que antecede a 58ª edição do Festival Folclórico, um dos maiores eventos culturais do Brasil. A obra, realizada pelo Governo Federal, por meio do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), é fruto do investimento de quase R$ 7 milhões.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

Mais do que um ponto de chegada para parte dos mais de 170 mil turistas esperados entre os dias 22 e 29 de junho, o terminal é a principal porta de entrada de suprimentos para Parintins, município com cerca de 102 mil habitantes. Localizada às margens do rio Amazonas, a cidade depende do transporte hidroviário não apenas para a mobilidade cotidiana, mas também para o abastecimento de alimentos, medicamentos e outros insumos essenciais.

"A nossa prioridade é garantir segurança e eficiência nas operações, principalmente em municípios que, como Parintins, dependem majoritariamente do transporte hidroviário para se conectar e se manter abastecidos", afirmou Dino Antunes, secretário Nacional de Hidrovias e Navegação do MPor. Segundo ele, as melhorias beneficiarão tanto os trabalhadores que atuam no terminal quanto os passageiros, promovendo condições mais seguras e confortáveis.

Durante as obras, uma balsa de apoio garante a continuidade das operações essenciais, evitando a interrupção do transporte de pedestres e cargas. As intervenções começaram no último sábado (31) e devem ser concluídas nesta sexta-feira (6), quando o tráfego será normalizado.

Continua após a publicidade
Anúncio

De acordo com o chefe administrativo do Porto de Parintins, Wilhames Corrêa, a expectativa para este ano é movimentar mais de 650 mil passageiros e 135 mil toneladas de mercadorias, distribuídas em cerca de 7 mil embarcações, um aumento de aproximadamente 4% no fluxo de passageiros e de 12,5% no volume de cargas em relação a 2024. “Apenas na semana do festival, estima-se que 40 mil pessoas e 13 mil toneladas de mercadorias sejam transportadas em mais de 250 embarcações”, revelou.

Movimentação portuária

Em 2024, o terminal recebeu 625.433 passageiros, um crescimento de cerca de 9% em comparação aos 573 mil registrados em 2023. O volume de mercadorias também apresentou alta, passando de 103 mil toneladas em 2023 para 120 mil toneladas em 2024, um incremento de aproximadamente 16,5%.

O número de embarcações acompanhou essa tendência de expansão, saltando de 4.346 em 2023 para 5.618 em 2024, o que representa um aumento de cerca de 29%. Para este ano, projeta-se um novo crescimento de 24,5%, com a movimentação estimada de até 7 mil embarcações.

Para Wilhames Corrêa, a estrutura flutuante é fundamental para acomodar as variações do nível do rio Amazonas, assegurando operações de embarque e desembarque durante todo o ano. “Agora, com a instalação dos novos módulos, fabricados em Manaus, o terminal estará ainda mais preparado para o intenso fluxo de embarcações e passageiros que caracteriza o Festival Folclórico de Parintins, uma celebração cultural que movimenta a economia local e impulsiona o turismo na região”, destacou.

Com a expectativa de que, neste ano, o terminal registre um volume ainda maior de passageiros e cargas, a realização das obras antes do Festival Folclórico foi considerada estratégica pelo Ministério de Portos e Aeroportos. “Garantir que o terminal esteja plenamente operacional neste momento é essencial para que Parintins consiga receber bem os turistas e manter o abastecimento regular da população local”, concluiu Dino Antunes.

Assessoria Especial de Comunicação Social

Ministério de Portos e Aeroportos

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários