Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Secretaria de Planejamento discute elaboração de políticas públicas dos próximos 4 anos

A Secretaria de Planejamento realizou, na quarta-feira (4), uma reunião com representantes de secretarias municipais, visando definir as metas de g...

Redação
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Cuiabá - MT
05/06/2025 às 09h54
Secretaria de Planejamento discute elaboração de políticas públicas dos próximos 4 anos
Crédito: Francinei Marans

A Secretaria de Planejamento realizou, na quarta-feira (4), uma reunião com representantes de secretarias municipais, visando definir as metas de gestão que deverão ser apresentadas para, posteriormente, serem incorporadas ao PPA (Plano Plurianual). O debate ocorreu no Centro de Formação da Escola Cuiabana (CFEC), localizado na Avenida Beira Rio.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

Participaram representantes das secretarias de Educação, Saúde, Assistência Social, Esporte e da Mulher. Até sexta-feira (6), os debates serão concluídos com integrantes de todas as secretarias municipais.

A secretária-adjunta de Planejamento, Patricia Alonço dos Reis, explica que as políticas públicas que serão incorporadas ao PPA (Plano Plurianual) são norteadas pelo plano de governo do prefeito Abilio Brunini, apresentado à população nas eleições municipais de 2024.

"As propostas serão transformadas em metas e indicadores para serem executadas nos próximos quatro anos", pontua.

Continua após a publicidade
Anúncio

A diretora de Planejamento, Silvina Maria dos Anjos, detalha que todas as informações são fornecidas às secretarias municipais em caráter didático, a fim de garantir a boa elaboração de projetos que serão desenvolvidos pelo Executivo.

"Todos os gestores sinalizaram que estão comprometidos em auxiliar o Executivo nas políticas públicas."

Entenda

O principal instrumento de planejamento orçamentário de médio prazo do Poder Executivo é o PPA (Plano Plurianual). A partir dele, são definidas as diretrizes, os objetivos e as metas da administração pública, contemplando as despesas de capital (como, por exemplo, os investimentos) e outras delas decorrentes, além daquelas relativas aos programas de duração continuada. O PPA é estabelecido por lei, com vigência de quatro anos. Ele se inicia no segundo ano de mandato e se prolonga até o final do primeiro ano do mandato de seu sucessor.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários