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Polícia Civil emite mais de 700 documentos durante ação do Projeto Cidadão em Tarauacá e Aldeia Indígena São Vicente

A Polícia Civil do Acre, por meio do Instituto de Identificação, realizou mais de 700 atendimentos para emissão da nova Carteira de Identificação N...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Acre
03/06/2025 às 18h06
Polícia Civil emite mais de 700 documentos durante ação do Projeto Cidadão em Tarauacá e Aldeia Indígena São Vicente
Foto: Reprodução/Secom Acre

A Polícia Civil do Acre, por meio do Instituto de Identificação, realizou mais de 700 atendimentos para emissão da nova Carteira de Identificação Nacional (CIN) durante mais uma etapa do “Projeto Cidadão”, iniciativa coordenada pelo Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) que tem como foco ampliar o acesso à justiça e à cidadania em regiões de difícil acesso.

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Com apoio de transporte fluvial e aéreo, a Polícia Civil do Acre atendeu 300 indígenas da Aldeia São Vicente e da Terra Huni Kuin do Rio Humaitá, emitindo a nova CIN. Foto: cedida.
Com apoio de transporte fluvial e aéreo, a Polícia Civil do Acre atendeu 300 indígenas da Aldeia São Vicente e da Terra Huni Kuin do Rio Humaitá, emitindo a nova CIN. Foto: cedida.

A ação foi realizada entre os dias 27 e 28 de maio na Aldeia São Vicente, localizada no rio Muru, abrangendo também indígenas da Terra Huni Kuin do Rio Humaitá, onde foram atendidas 300 indígenas. Já entre os dias 1º a 3 de junho, a equipe do Instituto de Identificação atendeu 495 moradores da cidade de Tarauacá, oferecendo a emissão da CIN e do CPF.

A operação exigiu uma logística complexa que incluiu transporte fluvial em batelões e canoas motorizadas, além do uso de helicópteros, tudo com o apoio do governo do Acre, da Prefeitura de Tarauacá e da própria comunidade indígena local. A ação reafirma o compromisso das instituições em garantir cidadania às populações indígenas, ribeirinhas e de áreas remotas do estado.

Durante o Projeto Cidadão, aproximadamente 700 atendimentos foram realizados para emissão da nova Carteira de Identificação Nacional (CIN) em Tarauacá e na Aldeia São Vicente, no rio Muru. Foto: cedida.
Durante o Projeto Cidadão, aproximadamente 700 atendimentos foram realizados para emissão da nova Carteira de Identificação Nacional (CIN) em Tarauacá e na Aldeia São Vicente, no rio Muru. Foto: cedida.

“Levar o direito à identidade para essas populações é mais do que uma missão institucional, é um compromisso social com a dignidade de cada cidadão acreano. A emissão da CIN garante acesso a uma série de direitos básicos, como saúde, educação, assistência social e participação plena na vida civil. Ficamos honrados em participar de uma ação que transforma realidades, especialmente em locais tão distantes e de difícil acesso”, afirmou o diretor do Instituto de Identificação da Polícia Civil do Acre, Júnior César da Silva,

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O Projeto Cidadão, que completa 30 anos de atuação, é uma referência nacional na promoção de cidadania para comunidades isoladas. A iniciativa do TJAC conta com a parceria da Polícia Civil do Acre e de diversas instituições públicas, levando documentação, orientação jurídica e serviços essenciais a milhares de pessoas todos os anos.

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