Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Pinturas corporais são expressão cultural da identidade Yawanawá

As pinturas corporais indígenas são importantes expressões da identidade cultural. Além de estética, representam espiritualidade, pertencimento, pr...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Acre
30/05/2025 às 10h18
Pinturas corporais são expressão cultural da identidade Yawanawá
Foto: Reprodução/Secom Acre

As pinturas corporais indígenas são importantes expressões da identidade cultural. Além de estética, representam espiritualidade, pertencimento, proteção e comunicação dentre os mais diversos povos. Cada traço carrega consigo um significado especial e uma conexão com a natureza e ancestralidade.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

Para os Yawanawá, no Rio Gregório, em Tarauacá, não é diferente. As mulheres, especialmente, têm procurado manter a tradição, principalmente após o Primeiro encontro das mulheres Yawanawá, que foi realizado na terça-feira, 27, e recebeu o apoio do governo do Acre por meio da Secretaria Extraordinária de Povos Indígenas (Sepi).

Crianças, jovens, adultos e anciãos utilizam-se das pinturas para reforçar sua identidade. Para eles, a pintura significa uma força que é depositada no corpo de quem está sendo pintado, tanto que os traços e desenhos são diferentes para os homens e mulheres e também mudam de acordo com a posição que a pessoa ocupa.

“Estar pintado é estar protegido. Você, quando está pintado é reconhecido e protegido pelos espíritos, porque são conhecidos a eles, são parecidas com eles. As pinturas nos fazem únicos, nos diferenciam de outros povos. É a nossa identidade”, explicou a cacique da Aldeia Mutum, Maria Júlia Yawanawá.

Continua após a publicidade
Anúncio
Além de beleza, as pinturas também representam proteção e conexão espiritual. Foto: Marcos Santos/Secom
Além de beleza, as pinturas também representam proteção e conexão espiritual. Foto: Marcos Santos/Secom

As tintas são feitas com elementos naturais como o urucum, que é o mais comum; a tinta preta é retirada do jenipapo e há também a tirna que é reutilizada da lamparina.

As pinturas das crianças representam ingenuidade e pureza, já as dos homens representam força, contrastando com a delicadeza dos traços que são feitos nas mulheres. Vale ressaltar que os desenhos também representam quem é aquela pessoa, ou seja, trazem traços pessoais de cada um.

Nedina Yawanawá esteve na Aldeia Mutum representando a Sepi. Foto: Marcos Santos/Secom
Nedina Yawanawá esteve na Aldeia Mutum representando a Sepi. Foto: Marcos Santos/Secom

“Essas pinturas são usadas para fazer dieta, para momentos comemorativos e elas não têm uma regra, são feitas de acordo com a pessoa, o momento e a função. De modo geral, é para proteção e uma expressão da beleza, com desenhos dos seres da natureza: jiboia, borboleta, peixe, vento”, destacou Nedina Yawanawá, diretora da Sepi.

Autoestima das mulheres indígenas

A pintura corporal é uma expressão da beleza e da autoestima da mulher indígena. Foto: Marcos Santos/Secom
A pintura corporal é uma expressão da beleza e da autoestima da mulher indígena. Foto: Marcos Santos/Secom

A beleza indígena é única, e para as mulheres Yawanawá as pinturas têm o mesmo significado que a maquiagem tem para as mulheres brancas. “A pintura é a nossa maquiagem, a nossa beleza. Por que eu estou aqui esperando para me pintar? Porque eu quero ficar bonita. Assim eu estou como todas as outras, igual a todo mundo”, destacou Panany Yawanawá, que estava aguardando para ser pintada.

Assim, pode-se dizer que a pintura indígena não é apenas um símbolo de identidade coletiva, mas um reflexo da força dos homens e mulheres na manutenção das tradições e na valorização cultural.

The post Pinturas corporais são expressão cultural da identidade Yawanawá appeared first on Noticias do Acre .

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários