Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Investimentos do Governo do Amazonas resultam na redução de roubos de veículos, ônibus e celulares

Dados foram apresentados no Anuário da Segurança Pública de 2025, lançado pelo governador Wilson Lima...

Redação
Por: Redação Fonte: Agência Amazonas
29/05/2025 às 17h29
Investimentos do Governo do Amazonas resultam na redução de roubos de veículos, ônibus e celulares
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto:Diego Peres /Secom

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

Os investimentos realizados pelo Governo do Amazonas, desde 2019, nas Forças de Segurança Pública resultaram em reduções dos índices de roubos a veículos, ônibus e celulares. Estes foram alguns dos resultados apresentados, nesta quinta-feira (29/05), durante a apresentação do Anuário de Segurança Pública 2025, lançado pelo governador Wilson Lima, e que traz os resultados obtidos com o programa Amazonas Mais Seguro.

Em 2024, a gestão de Wilson Lima, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), criou os Núcleos de Repressão a Roubos no Transporte Coletivo e Rotas do Polo Industrial de Manaus (Nurrc) e de Investigação e Recuperação de Celulares (Nirc). Juntos, passaram a integrar os investimentos do Estado na redução dos índices de criminalidade.

Sob a coordenação do NIRC, o programa RecuperaFone foi criado com o objetivo de recuperar celulares roubados ou furtados e devolvê-los aos seus verdadeiros donos, além de desencorajar a compra e o uso de aparelhos adquiridos ilegalmente. O Amazonas foi o segundo do país a implantar o programa, que já recuperou mais de 2.100 celulares.

Continua após a publicidade
Anúncio
Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto:Diego Peres /Secom

Outro programa das Forças de Segurança é o Coletivo Mais Seguro, que possibilitou a intensificação do trabalho policial. As ações coordenadas pela Polícia Civil do Amazonas de forma conjunta com a Polícia Militar (PMAM) resultaram na desarticulação de cerca de 10 grupos criminosos ligados a roubos de ônibus e rotas.

Em relação aos roubos a ônibus na capital, a redução foi de 38%, caindo de 1.456 para 892 registros entre 2023 e 2024. Referente às ocorrências de roubo nas rotas do Distrito Industrial, houve, entre setembro de 2024 e abril de 2025, a redução de 37 para zero.

Para a redução do roubo de veículos, o programa Paredão é a ferramenta utilizada pelo Governo do Amazonas, desde 2021, com o objetivo de combater ações criminosas praticadas em Manaus, bem como auxiliar na identificação de veículos com restrição de roubo ou furto.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto:Diego Peres /Secom

O anuário também apresentou uma queda de 29,79% no número de roubos de veículos, passando de 1.205 para 846 casos, resultado diretamente associado à implantação do sistema Paredão, lançado pelo governador Wilson Lima em 2021. Quando comparado ao ano de 2011, o recuo chega a 85%, reforçando o impacto das novas tecnologias na prevenção criminal.

“A partir do anuário identificamos quais são os principais pontos de atenção e depois vamos mensurando, dialogando com a sociedade e agindo de maneira técnica para que sejam criadas novas políticas públicas”, destacou o secretário de Estado de Segurança Pública, coronel Vinicius Almeida.

Foto: Reprodução/Agência Amazonas
Foto: Reprodução/Agência Amazonas

Foto:Diego Peres /Secom

Outros investimentos

Desde 2019, o Governo do Amazonas investiu mais de R$ 1,16 bilhão na área de segurança pública. Os recursos foram aplicados na aquisição de viaturas, lanchas blindadas, equipamentos, tecnologia de monitoramento, construção de novos batalhões e implantação das Bases Arpão 1 e 2.

O estado ocupa hoje a sétima colocação entre os que mais executam recursos do Ministério da Justiça para segurança e também é o sétimo no ranking nacional de desempenho em segurança pública, conforme o Ranking de Competitividade dos Estados.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários