“É pênalti! Calma, espera, o VAR está sendo checado…. (minutos aterrorizantes depois) Não foi marcado a penalidade.”
Todos os clubes do Brasileirão já passaram por esta agonizante realidade que é a implementação do VAR. A tecnologia veio para arrumar erros de arbitragem e mudou o panorama do futebol no Brasil e no mundo.
Ao longo da temporada de 2023, o Corinthians e o São Paulo foram os times que mais se beneficiaram das revisões do VAR. Diversos lances que poderiam ter resultado em pênaltis a favor de seus adversários acabaram sendo revertidos ou não marcados após análise minuciosa.
A precisão do VAR em favor desses clubes levanta questões sobre como a tecnologia está sendo aplicada de maneira uniforme e justa em todo o campeonato. No entanto, é importante notar que a tecnologia, por vezes, gera controvérsias, e nem sempre as decisões são unânimes.
Por outro lado, o Flamengo, o Palmeiras e o Internacional alegam terem sido prejudicados em várias ocasiões pelo VAR. Lances que poderiam ter resultado em gols ou pênaltis a favor dessas equipes foram anulados ou revisados de forma a desfavorecê-los.
A discussão sobre o VAR no Brasil não é novidade e, em 2023, continuou sendo um tema central em rodas de conversa, programas esportivos e redes sociais. A busca pela uniformidade na aplicação da tecnologia e por critérios mais claros na revisão de lances polêmicos segue sendo uma necessidade do futebol brasileiro.
Em um esporte tão apaixonante como o futebol, a introdução de tecnologias como o VAR visa proporcionar justiça e precisão nas decisões arbitrais. No entanto, como evidenciado em 2023, ainda há um longo caminho a percorrer para garantir que todas as equipes se beneficiem igualmente da tecnologia.