Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Wilson Santos é homenageado nos 25 anos da Ager por criar lei que instituiu a autarquia

O parlamentar é autor da Lei Estadual de nº 7.101/1999 que cria a entidade para controlar e fiscalizar os serviços públicos

Redação
Por: Redação Fonte: Assembleia Legislativa - MT
28/05/2025 às 15h30
Wilson Santos é homenageado nos 25 anos da Ager por criar lei que instituiu a autarquia
Foto: Samantha dos Anjos

Na comemoração dos 25 anos de existência da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Mato Grosso (Ager), o deputado estadual Wilson Santos (PSD) foi homenageado por representantes da autarquia, por meio do presidente Luis Alberto Nespolo, nesta quarta-feira (28), na sede do auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), em Cuiabá. O reconhecimento deve-se ao parlamentar ser autor do projeto que originou a Lei estadual nº 7.101/1999 , que criou a entidade para controlar e fiscalizar os serviços públicos, como o saneamento, rodovias, portos, transporte coletivo, gás, energia e telecomunicações.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

O deputado reconheceu o trabalho sério da entidade, com total profissionalismo e ética para assegurar a prestação de serviços adequados para a sociedade e elogiou a diretoria da Agência. 

“Diante de todo o processo histórico, o Brasil começa a ter uma gestão administrativa com a chegada dos revolucionários, em 1930, sob liderança de Getúlio Vargas. Mas, só vamos ter mais evidência, a partir da gestão do ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, onde surgem as agências seguradoras a partir de um modelo administrativo que vigora até hoje, onde o público é evidentemente colocado como prioridade. A Ager é dotada de autonomia financeira, funcional e administrativa. Se há uma marca de modernidade na gestão pública brasileira, foi a criação das agências”,disse o homenageado. 

Nespolo agradeceu a presença de Wilson Santos, neste momento de comemoraçãoo. “Wilson Santos é o responsável por essa iniciativa parlamentar, em que deu o rumo para a criação da regulação. É importante dizer que esse dia, dos 25 anos, das nossas bodas de prata, que é o marco temporal que se registra com a Lei estadual 7.101 de 1999, que cria a Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados. Wilson nos honra com a sua presença”, expressou o presidente. 

Continua após a publicidade
Anúncio

Luis Alberto apontou que houve um crescimento na capacidade regulatória institucional entre 2020 a 2024, de 20% para 50%, em seu primeiro mandato à frente da Ager. Já, neste segundo mandato, ele conta que o percentual de 70%, iguala a autarquia mato-grossense às agências nacionais de mais alta performance. 

“Nestes dois mandatos construtivos, uma das preocupações foi contar com um planejamento estratégico sólido, bem elaborado e revisado. Tivemos condições de aferir o que somos, onde estamos e onde queremos chegar, construindo uma adequação factível entre planos objetivos, iniciativas, atividades e as condições humanas e orçamentárias necessárias”, relatou.

O presidente acrescenta que o aumento de produtividade na Ager confirma a eficiência com o uso de sistemas atualizados da esfera produtiva. “Aos servidores, minha gratidão e reconhecimento. Não é demais lembrar o projeto de modernização tecnológica que fez parte do processo produtivo, necessário em simetria com o mundo atual. Não posso esquecer da contribuição dos órgãos públicos e outras entidades envolvidas. O aniversário de 25 anos, tem o objetivo de apresentar à sociedade mato-grossense uma agência reguladora com políticas públicas adotadas e assertivas”, concluiu Nespolo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários