O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e o Governo do Estado de São Paulo decidiram ampliar o prazo de análise e construção do edital de licitação de construção do túnel Santos-Guarujá, estabelecendo o leilão para o dia 5 de setembro. A decisão foi tomada após diversas contribuições recebidas por empresas interessadas no leilão, apresentadas inclusive no roadshow realizado na Europa pelo MPor e pelo governo paulista. Foram identificadas oportunidades de aprimoramentos ao modelo, modelagem e premissas do edital, de forma a aperfeiçoar o processo de licitação e permitir maior competitividade no leilão do primeiro túnel submerso da América Latina.
Incluído no Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal), o túnel será a maior obra do programa federal e deve trazer mais agilidade e segurança no deslocamento entre os dois municípios. A concessionária que vencer o certame será responsável pela construção, operação e manutenção do túnel. O empreendimento deve gerar 9 mil empregos diretos e indiretos.
A obra histórica do Túnel de Santos-Guarujá vai permitir maior mobilidade entre as duas cidades, reduzindo o tempo da travessia entre os dois municípios, além de ajudar no desenvolvimento da região.
Com 1,5 km de extensão, sendo 870 metros imersos, o túnel contará com três faixas de rolamento por sentido, incluindo uma exclusiva para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), além de acessos dedicados para pedestres e ciclistas. Atualmente, mais de 21 mil veículos passam diariamente pelas duas margens utilizando balsas e catraias, além de 7,7 mil ciclistas e 7,6 mil pedestres.
Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos