Nesta terça-feira (16), o Ministério da Educação (MEC) divulgou os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, revelando que nenhum dos aproximadamente 25 mil candidatos em Rondônia atingiu a nota máxima na prova de redação. O tema "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil” desafiou os participantes.
Na Região Norte do Brasil, apenas cinco candidatos, distribuídos em três estados, alcançaram a nota mil.
Os dados revelam um aumento nacional no número de candidatos com nota mil na redação, passando de 18 em 2022 para 60 em 2023. No entanto, a realidade diverge na região norte, onde o desafio da redação persiste.
O Enem, sendo a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, possibilita aos participantes concorrer a vagas em universidades públicas e privadas, além de oportunidades para financiamento de bolsas privadas.
As notas individuais estão disponíveis desde as 8h no horário local, proporcionando aos candidatos uma visão detalhada de seu desempenho nas provas aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro (versão regular) e 12 e 13 de dezembro (versão PPL e reaplicação).
Notas na redação por estado na Região Norte:
Amazonas: 1
Acre: 0
Amapá: 0
Pará: 3
Rondônia: 0
Roraima: 0
Tocantins: 1