Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Governo de RO investe na formação de jovens com nova turma de projeto educacional em Ariquemes

Aaula inaugural da turma 2025 do Programa Educacional Policial Militar Mirim (Proepm) marcou a noite de sexta-feira (25), em Ariquemes. O evento re...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Rondônia
28/04/2025 às 13h21
Governo de RO investe na formação de jovens com nova turma de projeto educacional em Ariquemes
Com 22 disciplinas e aulas ministradas por PMs e Bombeiros, o projeto aborda temas como ética, oratória e primeiros socorros

Aaula inaugural da turma 2025 do Programa Educacional Policial Militar Mirim (Proepm) marcou a noite de sexta-feira (25), em Ariquemes. O evento reuniu 108 jovens que iniciam a formação voltada à cidadania, ética e disciplina. Com carga horária de 480 horas, o curso ocorre no contraturno escolar, e é promovido pelo governo de Rondônia, por meio da Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO), em parceria com a Secretaria de Estado da Mulher, da Família, da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), com foco na educação e no desenvolvimento social de crianças e adolescentes.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o Proepm é uma escola de vida. “Os jovens aprendem sobre respeito, responsabilidade e civismo. Investir neles é investir em um futuro mais justo, seguro e humano para Rondônia”, ressaltou.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

Durante o encontro, a secretária da Seas, Luana Rocha, enfatizou que investir nos jovens é garantir um futuro melhor para todo o estado. “Acreditamos que, com apoio, orientação e valores corretos, eles podem transformar a realidade das suas famílias, comunidades e do nosso estado. Essa formação é na verdade um projeto de vida.”

O programa já beneficia 1.500 jovens em 16 municípios do estado, com o investimento estadual de mais de R$ 6,1 milhões, incluindo bolsas mensais de R$ 200 e fardamento completo para os participantes.

Com carga horária de 480 horas, o curso ocorre no contraturno escolar
Com carga horária de 480 horas, o curso ocorre no contraturno escolar

O estudante Renan kauã Maia, de 14 anos, um dos novos integrantes da turma 2025, destacou que a expectativa é grande. “Quero aprender tudo, me tornar uma pessoa melhor e fazer meus pais se orgulharem de mim. Sempre admirei a Polícia Militar, e agora me sinto mais perto desse sonho”, frisou o estudante.

FORMAÇÃO E CIDADANIA

Continua após a publicidade
Anúncio

O coordenador de Atividades Sociais da PMRO, coronel Carlos Carvalho Estrela Júnior, evidenciou a evolução do programa e os resultados positivos colhidos ao longo dos anos. “A cada edição, conhecemos histórias que mostram como essa formação influencia não só os alunos, mas suas famílias e o entorno. Esse é um trabalho de base, que constrói cidadãos comprometidos com o bem coletivo.”

Com 22 disciplinas no currículo, incluindo ética, oratória, primeiros socorros, educação financeira e legislação de trânsito, o projeto é ministrado por profissionais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO). A meta do governo é expandir o alcance do programa e garantir que mais jovens tenham acesso à uma formação de qualidade.

Fonte
Texto: Marina Espíndola e Cíntia Xavier
Fotos: Arthur Amaral
Secom - Governo de Rondônia

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários