Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Acre conquista 2º lugar nacional em agilidade na abertura de empresas, com tempo médio de menos de 9 horas

O Acre se destacou no mais recente painel do Mapa de Empresas, divulgado pelo governo federal, ao conquistar a segunda colocação nacional em agilid...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Acre
23/04/2025 às 12h33
Acre conquista 2º lugar nacional em agilidade na abertura de empresas, com tempo médio de menos de 9 horas
Foto: Reprodução/Secom Acre

O Acre se destacou no mais recente painel do Mapa de Empresas, divulgado pelo governo federal, ao conquistar a segunda colocação nacional em agilidade na abertura de empresas. Com uma média de apenas 8,4 horas para formalizar novos empreendimentos, bem abaixo da média nacional de 23 horas, o Estado reafirma seu compromisso com a eficiência e a desburocratização do ambiente de negócios.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

O avanço é resultado de uma articulação estratégica entre a Junta Comercial do Estado (Juceac), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AC) e as prefeituras municipais. Essa união tem sido fundamental para simplificar o processo de registro empresarial, garantindo viabilidade automática de endereço em todo o território estadual e promovendo um ambiente mais acessível ao empreendedorismo.

Imagem: reprodução
Imagem: reprodução

O desempenho do Acre é consistente, superando o recorde anterior, alcançado em 2024, quando se classificou entre os três melhores estados do país .

A presidente da Juceac, Nayara Honorato, comemorou a conquista. “Esse resultado excepcional demonstra não apenas a consistência do trabalho realizado, mas também a capacidade do Estado de atingir patamares de excelência que o colocam na vanguarda da desburocratização no país. Registramos o melhor tempo desde que o Mapa de Empresas passou a monitorar esse indicador, consolidando um marco histórico na evolução dos nossos serviços”, destacou.

Continua após a publicidade
Anúncio
Nayara Honorato: “A redução da burocracia significa menos tempo e recursos gastos com procedimentos administrativos e mais foco na operação e desenvolvimento dos negócios”. Foto: cedida
Nayara Honorato: “A redução da burocracia significa menos tempo e recursos gastos com procedimentos administrativos e mais foco na operação e desenvolvimento dos negócios”. Foto: cedida

Entre as principais iniciativas que contribuíram para esse avanço está o Projeto Acre+Simples, voltado à modernização dos sistemas digitais da Juceac. A proposta inclui a integração com órgãos licenciadores, a padronização de fluxos de trabalho e a constante capacitação de colaboradores, tudo com foco em um atendimento mais ágil, eficiente e humanizado.

Esse progresso se concretiza também com a implementação da mais recente ferramenta digital Juceac na Palma da Mão , que possibilita a abertura de empresas diretamente pelo WhatsApp. Com o serviço totalmente digital, os empresários podem realizar a abertura de empresas por meio do contato oficial da Junta, adicionando o contato (68) 3223-3840 no WhatsApp, enviando a mensagem “ABRIR EMPRESA” e seguindo as instruções do assistente virtual.

A redução do tempo necessário para a abertura de empresas não só facilita a vida dos empreendedores, mas também contribui significativamente para o crescimento econômico local. O processo incentiva a formalização de novos negócios e a geração de empregos, promovendo um ambiente empresarial mais dinâmico.

The post Acre conquista 2º lugar nacional em agilidade na abertura de empresas, com tempo médio de menos de 9 horas appeared first on Noticias do Acre .

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários