Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Crianças da Creche Orlando Bitar conhecem Projeto de Reintrodução de Ararajubas

A atividade lúdica visou sensibilizar os alunos do Ensino Infantil sobre a importância da conservação da natureza e das espécies da fauna amazônica

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Pará
08/04/2025 às 15h40
Crianças da Creche Orlando Bitar conhecem Projeto de Reintrodução de Ararajubas
Foto: DGBio/IDEFLOR-Bio

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

As crianças do 1º ano do Centro de Referência em Educação Infantil (Crei) Prof. Orlando Bitar, em Belém, tiveram uma manhã diferente e repleta de aprendizado na segunda-feira (7). Elas receberam a visita da equipe do Projeto de Reintrodução e Monitoramento de Ararajubas na Região Metropolitana de Belém, coordenado pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (Ideflor-Bio). O objetivo foi sensibilizar os alunos sobre a importância da conservação da natureza e das espécies da fauna amazônica.

A gerente de Biodiversidade do Ideflor-Bio, Mônica Furtado, conduziu a apresentação para as crianças de 5 e 6 anos. Ela explicou, de forma lúdica e acessível, como o projeto é desenvolvido, os cuidados com as ararajubas e o papel dos animais na manutenção do equilíbrio ambiental. As crianças fizeram perguntas e demonstraram curiosidade sobre as aves símbolo da Amazônia.

“Levar educação ambiental desde cedo é fundamental para formar cidadãos conscientes e comprometidos com a preservação do meio ambiente. As crianças se encantam com as ararajubas e, por meio dessa conexão, conseguimos transmitir valores importantes de cuidado com a natureza”, afirmou Mônica Furtado.

Continua após a publicidade
Anúncio

Material lúdico -Além do diálogo, cada aluno recebeu um exemplar da cartilha “Ararajubas na Terra do Açaí”, elaborada pela Diretoria de Gestão da Biodiversidade (DGBio) e Gerência de Biodiversidade (GBio) do Instituto. O material, com linguagem acessível e ilustrações coloridas, apresenta informações sobre o habitat, os hábitos e os desafios enfrentados pelas ararajubas na natureza.

Para tornar a experiência ainda mais divertida, a equipe distribuiu desenhos para colorir com a temática das ararajubas. A ação reforça a importância do contato direto com temas ambientais desde o Ensino Infantil. “O Projeto das Ararajubas é um símbolo do nosso compromisso com a conservação da biodiversidade paraense. Ao envolver as escolas e as crianças, estamos plantando sementes de consciência ecológica que vão florescer no futuro”, destacou o presidente do Ideflor-Bio, Nilson Pinto.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários