Um homem suspeito de envolvimento com crimes sexuais contra crianças e adolescentes foi preso temporariamente pela Polícia Federal nesta terça-feira (8), em Buritis, interior de Rondônia. A ação integra a Operação Lockdown, que tem como foco o combate à disseminação de material relacionado ao abuso sexual infantojuvenil no estado.
De acordo com informações repassadas pela corporação, o investigado é suspeito de adquirir, armazenar e compartilhar, por meio da internet, conteúdos com teor sexual envolvendo menores de idade. A identidade do indivíduo não foi revelada.
Durante o curso da apuração, foram reunidos elementos que indicam a prática dos crimes, o que motivou a representação ao Poder Judiciário pela decretação da prisão temporária e pela expedição de mandado de busca e apreensão. O material apreendido será analisado para subsidiar o inquérito policial.
O suspeito poderá responder pelos crimes previstos nos artigos 241-B e 241-A do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/1990), que tratam, respectivamente, da aquisição, posse, armazenamento e divulgação de material envolvendo criança ou adolescente. Outras condutas ilícitas eventualmente identificadas também poderão ser objeto de responsabilização penal.
A Operação Lockdown é uma iniciativa da Polícia Federal voltada ao enfrentamento de crimes de exploração sexual infantojuvenil praticados no ambiente virtual, com ações concentradas em diversas cidades do estado de Rondônia.