
Representantes da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop) e da Associação Paraense das Pessoas com Deficiência (APPD) visitaram, nesta sexta-feira (4), as obras da Nova Doca, em Belém, para avaliar questões ligadas à acessibilidade do projeto. A ação teve como objetivo garantir que os novos espaços públicos da cidade atendam e respeitem as necessidades de toda a população.
Durante a visita ao primeiro trecho do Parque Linear da Nova Doca, os representantes da APPD tiveram a oportunidade de conhecer o espaço e debater as ações de acessibilidade e opinar sobre o projeto para garantir acessibilidade digna e em atendimento às normas vigentes em toda a estrutura.
Para a diretora de comunicação da associação, Regina Barata, é importante a participação de todos na execução do novo projeto. “A partir do momento em que a gente vem visitar a obra, antes de uma inauguração oficial, podemos discutir qual é a cidade que nós queremos. A nossa participação, contribui para que possamos dizer que somos parte desse processo e afirmar também que o Governo do Estado está seguindo o caminho certo. Essa é uma obra fundamental para a cidade e nós não estaremos excluídos enquanto pessoas com deficiência.” afirmou.
Nova Doca -As obras da Nova Doca seguem avançando na capital paraense. Na última segunda-feira (31), o Estado retirou divisórias e possibilitou que a população aprecie o andamento dos serviços na quadra 1 do canal – localizada entre a Avenida Pedro Álvares Cabral/Rua Belém e Avenida Marechal Hermes.
Coordenados pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), os trabalhos da Nova Doca continuam nos oito módulos ao longo da via. Além da fase de acabamento das primeiras quadras, o planejamento atual inclui fundação, lançamento das peças metálicas e concretagem das lajes “steel deck”, além de cravação de estacas de sustentação da estrutura do canal.
A construção do Parque Linear
Uma parceria do Governo do Pará com o Governo Federal, por meio da Itaipu Binacional – envolve 1,2 quilômetro de canal, com serviços de drenagem, paisagismo, urbanização e construção de passarelas, além da substituição das comportas para controle da maré, a fim de evitar inundações.
Também serão pavimentados mais de 2,4 quilômetros da Avenida Visconde de Souza Franco, e construídos outros sistemas de drenagem profunda e superficial para receber a água das chuvas e rede de esgoto sanitário. Do projeto também constam ciclovia e sistema de energia limpa.