Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Acre tem uma das menores esperas por consulta médica do país, aponta levantamento

O tempo médio de espera por uma consulta médica no Sistema Único de Saúde (SUS) no Acre foi inferior à média nacional em 2024. De acordo com dados ...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Acre
04/04/2025 às 16h43
Acre tem uma das menores esperas por consulta médica do país, aponta levantamento
Foto: Reprodução/Secom Acre

O tempo médio de espera por uma consulta médica no Sistema Único de Saúde (SUS) no Acre foi inferior à média nacional em 2024. De acordo com dados divulgados nesta quinta-feira, 3, pelo Brasil em Mapas, por meio de números do Ministério da Saúde obtidos via Lei de Acesso à Informação (LAI), os pacientes que buscaram atendimentos na rede pública de saúde do Estado esperaram em torno de 43 dias, enquanto a média nacional ficou em 57 dias.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO
Filas de espera para atendimento médico reduzem cada vez mais no estado. Foto: Josciney Basto
Filas de espera para atendimento médico reduzem cada vez mais no estado. Foto: Josciney Basto

A redução no tempo de espera no Acre reflete os esforços do governo estadual, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), para melhorar o atendimento à população e diminuir as filas no SUS. Medidas como a ampliação da oferta de consultas, a contratação de profissionais e a otimização do fluxo de agendamentos têm sido adotadas para garantir um atendimento mais ágil e eficiente.

Ainda segundo os dados, o Acre possui o tempo de espera abaixo até mesmo do Norte, com uma média de 55 dias, e de outras regiões do país, como o Centro-Oeste e o Sul, com 82 e 73 dias, respectivamente.

De acordo com o balanço, a população acreana também é beneficiada na rapidez em alguns serviços específicos da medicina. Na psicologia, por exemplo, os pacientes aguardam, em média, apenas 16,5 dias para serem atendidos, um tempo consideravelmente menor em comparação a outras regiões do Brasil.

Continua após a publicidade
Anúncio

Na enfermagem, o atendimento é ainda mais rápido, com um intervalo médio de apenas 3,2 dias, refletindo a eficiência do sistema de saúde local. Já na dermatologia, o tempo de espera é de 19,2 dias, também abaixo da média nacional, o que demonstra o esforço contínuo do Estado em oferecer um atendimento mais ágil e eficaz à população.

O titular da Sesacre, Pedro Pascoal, destaca o empenho do Estado em melhorar cada vez mais esses números: “Uma das políticas do governador Gladson Camelí é exatamente reduzir as filas de espera na rede pública de saúde. Com todos os investimentos feitos desde o início da gestão, estamos conseguindo alcançar essa meta cada vez mais rápido. O governo do Estado também tem nos dado suporte para levar os serviços à população do interior, que não precisa mais se dirigir até Rio Branco, dessa forma, agilizando cada vez mais as consultas. Esses números são reflexos do trabalho realizado”.

Secretário ressalta os esforços do governo do Estado para conseguir reduzir os números. Foto: Gleison Luz/Fundhacre
Secretário ressalta os esforços do governo do Estado para conseguir reduzir os números. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

Serviços de oncologia

Na próxima terça-feira, 8, comemora-se o Dia Mundial do Combate ao Câncer, uma data que reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce para aumentar as chances de cura da doença.

Devido à gravidade da doença, o atendimento rápido se faz necessário e, de acordo com os dados do Ministério da Saúde, o Acre tem uma média de 29 dias para a consulta com um especialista oncológico. Já na avaliação médica para a cirurgia, o estado se destaca com o tempo regular de 21,7 dias de espera.

The post Acre tem uma das menores esperas por consulta médica do país, aponta levantamento appeared first on Noticias do Acre .

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários