Falar com a Gazeta!
Gazeta Buritis
Publicidade

Javier Milei faz juramento e é o novo presidente da Argentina

Posse é marcada por manifestações de apoio e anúncio de medidas econômicas.

Por:
10/12/2023 às 11h49 Atualizada em 10/12/2023 às 11h58
Javier Milei faz juramento e é o novo presidente da Argentina
Reprodução - Matias Baglietto/Reuters

Nesse domingo (10), Javier Milei tomou posse como presidente da Argentina, sucedendo Alberto Fernandéz. A cerimônia no Congresso Nacional foi acompanhada por políticos apoiadores, que ovacionaram Milei, enquanto gritos de "Liberdade, liberdade" ecoavam. A vice-presidente Victoria Villarruel também assumiu seu cargo.

Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO

Milei, vitorioso com 55% dos votos em eleições disputadas, discursou na porta do Congresso, sendo seguido por uma visita à Casa Rosada e cumprimentos a delegações internacionais. O ex-presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, acompanha a posse.

O novo presidente planeja lançar um pacote econômico ambicioso, incluindo medidas como proibição de emissão de moeda para financiar o Tesouro, retirada gradual de subsídios, congelamento de gastos e privatização de empresas estatais. Essas propostas, no entanto, podem enfrentar resistência no Congresso, onde a coalizão peronista é majoritária.

A composição do Congresso reflete um desafio para Milei, que, apesar do sucesso do partido La Libertad Avanza, ainda não possui maioria nas casas legislativas. A oposição nas câmaras pode complicar a implementação de suas medidas, gerando incertezas sobre o futuro político e econômico da Argentina.

Continua após a publicidade
Anúncio

Contudo, para muitos argentinos, a posse do novo presidente representa a esperança de um renascimento, uma oportunidade de superar desafios e trilhar um caminho rumo a um futuro mais próspero.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários