
O governo dos Estados Unidos está prestes a lançar a sétima missão do misterioso X-37B, um avião espacial que continua a intrigar pela sua natureza secreta.
A aeronave, inicialmente apelidada de "secreta" pelos veículos de imprensa, ganha destaque neste domingo (10/12) com o lançamento programado pelo foguete Falcon Heavy, da SpaceX, pertencente a Elon Musk.
A Força Espacial dos EUA divulgou que a missão visa experimentar tecnologias de reconhecimento espacial e avaliar os efeitos da radiação nos materiais da NASA.
O Secretário da Força Aérea dos Estados Unidos, Frank Kendall, ressalta que o sétimo voo do X-37B destaca "o espírito inovador da Força Espacial." Inicialmente planejado para outra data, a missão foi adiada para este domingo devido a alguns contratempos.
Desde seu primeiro lançamento em abril de 2010, o X-37B já conduziu experimentos pioneiros, incluindo o teste de tecnologia solar para transmissão de energia ao solo e a avaliação dos efeitos da exposição espacial prolongada em materiais orgânicos.
A expectativa é que esta nova missão revele mais insights sobre o papel dessa aeronave no domínio espacial.