A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), lança a "Semana D de Vacinação", uma iniciativa voltada para intensificar a imunização contra a gripe e demais vacinas do calendário de rotina. A partir da próxima segunda-feira (11), as unidades de saúde da cidade terão seu horário de funcionamento estendido até às 20h30, visando atender a população de forma mais ampla e flexível.
Continua após a publicidade
Receba, no WhatsApp, as principais notícias da Gazeta Buritis!
ENTRAR NO GRUPO Durante os cinco dias da Semana D, as unidades de saúde abrirão suas portas às 7h, mantendo o atendimento de rotina até às 19h. Após esse horário, as salas de vacinação continuarão em funcionamento, com exceção das unidades Santo Antônio, Vila Princesa e Areal da Floresta, que manterão seus horários normais.
Uma novidade desta semana de vacinação é a inclusão do Parque da Cidade como ponto de imunização. Das 17h às 20h, o stand da RedeTV! Rondônia será o local de aplicação de todas as vacinas do Plano Nacional de Imunização.
O prefeito Hildon Chaves liberou recentemente a vacina contra a influenza para toda a população, e a Semana D surge como uma estratégia para aumentar os índices de vacinação na capital. A coordenadora da Divisão de Imunização da Semusa, Elizeth Gomes, destaca a importância da ação para atingir a meta recomendada pelo Ministério da Saúde, que é de 90%.
Continua após a publicidade
Segundo dados da plataforma Localiza SUS, apenas 4,34% da população de Porto Velho recebeu a vacina contra a gripe até o momento, um número muito aquém da meta estabelecida. A Semusa reforça que, além da imunização contra a influenza, todas as outras vacinas do Plano Nacional de Imunização estarão disponíveis durante a Semana D.
A campanha de vacinação contra a influenza foi iniciada em 13 de novembro e se estenderá até 15 de dezembro, um período inédito na região Norte, considerando as particularidades climáticas. Inicialmente focada em grupos prioritários, a Prefeitura de Porto Velho adotou a estratégia de liberar a vacinação para todas as pessoas acima de 6 meses de idade desde 24 de novembro, bastando apresentar o cartão do SUS ou CPF.
A Semana D de Vacinação representa um esforço coletivo para fortalecer a imunização na cidade, garantindo uma proteção abrangente contra diversas doenças, especialmente em meio ao contexto desafiador da pandemia.
Informações - Prefeitura de Porto Velho - João Muniz