Política Aliança Política
Possível alinhamento do PT de Rondônia com governo bolsonarista gera debates internos
Para alguns petistas contrários ao alinhamento, reivindicar recursos para obras é diferente de adotar integralmente a postura bolsonarista
04/12/2023 16h44
Por: Fonte: Atualiza Rondônia
Reprodução

A possibilidade de um alinhamento oficial do PT de Rondônia com o governo do coronel Marcos Rocha, cujas pautas seguem as orientações do ex-presidente Jair Bolsonaro, especialmente em questões ambientais, gerou intensas discussões no meio político.

A executiva estadual do PT se reuniu no último sábado para decidir sobre a possível aproximação com o governo Marcos Rocha. A convocação aos membros filiados levantou debates acalorados, resultando na decisão de adiar a definição para março do próximo ano. O presidente do diretório municipal de Porto Velho, Israel Trindade, propôs a não tomada de decisões naquela data.

A reunião em Ji-Paraná teve caráter interno, não foi gravada, e pouco foi divulgado para a imprensa, mas vazaram informações indicando a falta de consenso entre os petistas, com observações de acirramento de ânimos e debates intensos.

Nas redes sociais, muitos expressam apoio ao alinhamento com o governo de Rondônia. A deputada estadual Cláudia de Jesus, única representante do PT na assembleia, é favorável à pauta e tem colaborado com o governo na liberação de verbas para Ji-Paraná, sua base eleitoral.

No dia 16 de novembro, a deputada teve uma reunião com o governador para discutir diversos assuntos, como investimentos em políticas públicas, saúde, agricultura familiar e valorização dos servidores públicos.

Para alguns petistas contrários ao alinhamento, reivindicar recursos para obras é diferente de adotar integralmente a postura bolsonarista. O governador Marcos Rocha é reconhecido como um bolsonarista fiel, alinhando-se com as orientações políticas do ex-presidente.

Até o fechamento desta matéria, nenhum dirigente do partido havia se manifestado sobre o assunto.