Falar com a Gazeta!
21°C 33°C
Buritis, RO
Publicidade

Datena comete gafe ao vivo no SBT e transforma Rondônia em cidade divisa com suriname e petrolífera

Ao abordar a pauta da onda de criminalidade em Porto Velho, capital de Rondônia, Datena demonstrou um preocupante desconhecimento geográfico ao afirmar que Rondônia, que é um estado, seria uma “cidade” localizada na Amazônia, fazendo fronteira com o Suriname e “pertinho da Venezuela”.

Redação
Por: Redação Fonte: Gazeta Buritis
16/01/2025 às 09h10
Datena comete gafe ao vivo no SBT e transforma Rondônia em cidade divisa com suriname e petrolífera

Na tarde desta quarta-feira (15), durante seu programa ao vivo no SBT, o jornalista José Luiz Datena protagonizou uma sequência de gafes que rapidamente viralizaram nas redes sociais. Ao abordar a pauta da onda de criminalidade em Porto Velho, capital de Rondônia, Datena demonstrou um preocupante desconhecimento geográfico ao afirmar que Rondônia, que é um estado, seria uma "cidade" localizada na Amazônia, fazendo fronteira com o Suriname e "pertinho da Venezuela".

Continua após a publicidade

WhatsApp Logo Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp!

Fique por dentro das últimas notícias e receba conteúdo exclusivo da Gazeta Buritis.

Entrar no grupo

“Rondônia é uma cidade maravilhosa, na Amazônia, fronteira aí com o Suriname, potenciais locais de exploração de petróleo, minério, madeira, faz fronteira com países com concessões como a França e Holanda, é bem pertinho da Venezuela”, declarou o jornalista.

 

Continua após a publicidade
Anúncio

Vamos entender a confusão geográfica de Datena?

Para Rondônia ser fronteiriça ao Suriname e Roraima, como sugeriu, seria necessário que o estado aprendesse a pular e saltasse sobre o Amazonas, Mato Grosso e Pará, que separam Rondônia desses locais mencionados. Além disso, a menção à exploração de petróleo na região é igualmente equivocada, já que Rondônia não é reconhecida como produtora de petróleo, embora possua riquezas em recursos naturais, como madeira e minérios.

Mapa Brasil

A fala gerou críticas e memes na internet, especialmente entre moradores das regiões Norte e Centro-Oeste, que frequentemente enfrentam o desconhecimento de grande parte da população do Sul e Sudeste sobre suas localidades.

"Essa confusão de Rondônia com Roraima é clássica, mas dizer que Rondônia faz fronteira com o Suriname é inovador", ironizou um internauta no Twitter/X.

Outro ponto destacado foi a maneira como desinformações como essa podem reforçar estereótipos e a invisibilidade de estados do Norte do Brasil. Rondônia é um dos 27 estados brasileiros, tem uma extensão territorial de 237.590 km² e faz fronteira com Amazonas, Mato Grosso, Acre e a Bolívia, mas não com o Suriname, nem com a Venezuela.

Apesar das críticas, até o momento Datena não se pronunciou sobre a gafe. O episódio, no entanto, reacende a necessidade de maior cuidado com informações transmitidas em rede nacional, especialmente em programas de grande audiência.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários