Na manhã dessa sexta-feira (28), a Polícia Civil do Estado de Rondônia, através da 1ª Delegacia de Buritis, com apoio da Delegacia Regional de Ariquemes, Delegacia Regional de Jaru, DPI - Departamento de Polícia do Interior, Polícia Militar e Polícia Penal, deflagrou a Operação denominada "Estaca Zero". A operação investiga os crimes de duplo homicídio qualificado, ocultação de cadáver, sequestro, associação criminosa armada e outros. Foram cumpridas 21 medidas cautelares deferidas pelo Judiciário local, incluindo cinco prisões temporárias e oito mandados de busca e apreensão domiciliar.
As investigações preliminares apuraram que um grupo de cinco pessoas já identificadas, mediante uso de arma de fogo, com ameaça e violência, sequestraram Ericarlos e Augusto e os levaram forçadamente para lugar incerto e não sabido há aproximadamente trinta dias.
Os familiares das vítimas procuraram a Delegacia de Polícia Civil pedindo providências, pois não havia mais esperança de encontrarem os entes queridos com vida. Foi noticiado no submundo do crime a morte cruel e soterramento dos corpos em uma fazenda.
O nome da operação faz alusão ao necessário refreamento de crimes na região, com a atuação firme das forças de segurança pública, Ministério Público e Poder Judiciário.
A operação contou com 35 policiais civis e escrivães, seis delegados de polícia, 18 integrantes da Polícia Militar e policiais penais. O inquérito policial tramita regularmente e o resultado de tudo que foi colhido na operação será divulgado tão logo findado os trabalhos da Polícia Judiciária Civil.