Em fiscalização surpresa, o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) detectou situações consideradas graves na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do município de Ariquemes, no Vale do Jamari.
A equipe de fiscalização vistoriou as dependências da unidade de saúde e conversou com funcionários e pacientes da UPA, que é gerenciada pelo município.
Foram detectados problemas na escala de plantão dos profissionais da saúde. Também reclamação quanto à qualidade do atendimento.
Os auditores ainda verificaram que a máquina de raio-X da unidade estava quebrada. Outra falha: quantidade insuficiente de medicamentos para atender a população.
Todos esses pontos já foram levantados no relatório que a equipe elabora, e serão apresentados em reunião com a gestão municipal, marcada para esta sexta-feira (24/5), na sede da Prefeitura de Ariquemes.
Desde domingo, as fiscalizações do TCE-RO estão sendo realizadas em 9 municípios do Vale do Jamari.
Além de Ariquemes, são contemplados: Machadinho D’Oeste, Vale do Anari, Monte Negro, Campo Novo de Rondônia, Alto Paraíso, Cujubim, Rio Crespo e Cacaulândia.
O Tribunal de Contas está em Ação para levar mais Cidadania. O TCE tem um único propósito: melhorar a qualidade de vida do cidadão por meio do Controle Externo qualificado.