As atividades voltadas para pessoas que têm diabetes ou hipertensão foram intensificadas durante o ano de 2023 em Porto Velho, através do Programa Hiperdia, executado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).
O programa, desenvolvido pela pasta de saúde desde 2017, tem trazido bons resultados e transformado a vida de muitas pessoas. É o caso de Maria de Fátima Frota, que já faz parte do projeto há anos.
“Esse programa é uma das melhores coisas na minha vida. Eu digo isso porque hoje, graças a Deus, eu posso dizer que estou bem. Através desse projeto, a gente aprende muitas coisas que melhoram o nosso bem-estar e a nossa qualidade de vida”, relata Maria de Fátima.
ATENDIMENTOS
Em Porto Velho, aproximadamente 35 mil pessoas foram acompanhadas pelo Programa Hiperdia em 2023, sendo 25.234 hipertensos e 9.199 com diabetes.
Segundo a coordenadora do projeto, Soraya Dalboni, a cada dia o número de pessoas aumenta, devido aos benefícios ofertados.
“Esse programa realmente muda a vida das pessoas. Quem participa não quer mais sair, porque eles são acompanhados pelas nossas equipes de saúde da família. As pessoas atendidas recebem orientações, são examinadas, têm todo o apoio que precisam para manter a qualidade de vida”, destaca.
Durante o acompanhamento realizado pelo Hiperdia, os pacientes participam de encontros rotineiramente, onde, geralmente, são oferecidos serviços como:
SERVIÇOS AMPLIADOS
Todos esses serviços são ofertados nas unidades de saúde das zonas urbana e rural. Além disso, as atividades foram ampliadas para mais próximo das comunidades.
Exemplo desse trabalho é a Unidade de Saúde da Família Nova Floresta, na zona urbana. Segundo o gerente da USF, Júnior Enivaldo, durante todo o ano, os encontros com os pacientes foram feitos no pátio de uma igreja da região.
“Nós procuramos fazer os encontros aqui para facilitar para a comunidade o acesso ao Programa Hiperdia. Aqui, eles são orientados na alimentação, passam por consultas com a médica e ainda fazem tudo perto de casa”, destacou.
Na zona rural, os serviços também ganharam ampliação em 2023. A direção da Unidade de Saúde da Família São Carlos, no baixo Madeira, realizou a ação durante todo o ano em uma igreja da comunidade. A gerente da USF São Carlos, Carla Alessandra Neves, ressaltou a importância do Hiperdia e destacou a efetividade do programa na localidade.
“Neste ano, nossos pacientes participaram mesmo das atividades. Eles receberam orientações para uma melhor qualidade de vida, além de estarem sendo acompanhados pela equipe médica. O Programa Hiperdia da Semusa é realmente bem aproveitado pelos pacientes, principalmente por realizarmos mais próximo da comunidade”, relatou Carla.
O programa, que teve um bom resultado em 2023, seguirá os mesmos caminhos em 2024. Portanto, os interessados em participar dos atendimentos do Hiperdia podem comparecer à unidade mais próxima de sua residência portando os seguintes documentos: RG, CPF, cartão do SUS, comprovantes de residência, receita e laudo médico que ateste a condição de saúde.